domingo, 21 de março de 2010

Tarde de sexta no Rio

Hoje, por chegar na faculdade muito mais cedo do que precisava, iniciei um dia incomum. Uma das grandes vantagens de se frequentar uma universidade com uma estimativa de 10 mil pessoas diariamente andando por suas dependências é a possibilidade de se conhecer várias pessoas. Essa vantagem traz também a possibilidade de se inventar diversos passatempos em situações como a minha de hoje.

Logo que cheguei na universidade deixei uma amiga na aula que ela iria frequentar e, ao me virar e seguir a direção para o meu trabalho (para onde eu não precisava ir hoje) dei de cara com outra amiga. Ela também não tinha nada pra fazer e então começamos a conversar. Em seguida chegou um outro amigo que teria que esperar por 4 horas, assim como eu, para a sua aula.

Meu vício falou alto e sugeri que fôssemos até o shopping pra tomar café na Starbucks. Com o calor que fazia hoje, um Frappuccino ia cair perfeitamente. Eles concordaram e fomos pra lá.

Nesse ponto eu comecei a lembrar de um analista do meu trabalho que costuma comentar que, por menos que se queira, ao se mudar para perto da faculdade a gente acaba, involuntariamente, elevando o nosso nível de vida. É praticamente impossível evitar algumas coisas; e evitá-las é um desperdício.

Digo isso pois a caminhada por um dos bairros com maior renda per capita da cidade é um prazer aos olhos e ao bem estar. Carros bonitos, prédios bonitos, ruas arborizadas, pessoas educadas, ar diferente, praia, etc. E como é de se esperar, o shopping do bairro não deixa a desejar com suas lojas caras, corredores vazios e tranquilos, ar de requinte e paz e pessoas igualmente bonitas. Portanto, é verdade, frequentar essa faculdade aumenta o nível de vida.

Depois de tomar meu Frappuccino feliz da minha vida, decidimos dar uma passada na Devassa pra tomar um chopp e comer alguma coisa (e é legal comentar que isso foi numa sexta-feira no início da tarde... é verdade, paulistas, nós cariocas temos muito mais paz e tranquilidade que vocês. Ou vocês saem para tomar um chopp a um quarteirão da praia numa sexta-feira à tarde?). Depois de comer um petisco maravilhoso com uma mostarda escura apimentada perfeita e gastar mais dinheiro do que deveria, voltamos para a nossa aula. E apesar de chegarmos um pouquinho atrasados, a professora chegou ainda mais por causa do trânsito (é, paulistas, agora eu devo admitir que o Rio está virando São Paulo).

Mas o dia de riquinho carioca realmente traz uma paz de espírito maravilhosa.

Um comentário:

Thiago M. disse...

Seu post me lembra da busca por apto. pra aludar perto da faculdade:
O site pergunta: "Quais bairros?"
A gente responde: "Gávea, Leblon, Jd. Botânico, Lagoa, Ipanema..."

Aí cabe complementar o seu colega de trabalho:
Mudar-se para perto da faculdade eleva o nível de vida e o défcit [que já não é pequeno] na conta bancária. :P

É realmente uma pena que essas coisas gostosas, como andar num bairro agradável como o Leblon, tomar um café ou uma Devassa à tarde, seja para muito poucos...


E cara, aquela mostarda apimentada da Devassa era muuuito boa, eahuaehuaeha.