sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Sofrimento

A areia e o calor sempre passam uma idéia de verão que eu gostaria muito de expulsar pemanentemente da minha cabeça. Não é que o verão, a areia e o calor não me agradem, mas em tempos como esses em que mais a solidão e o frio nos acompanham do que o calor e o afeto das outras pessoas, acho que o frio do mundo diminui a disparidade e também a nossa percepção do que estamos perdendo. É tudo uma questão de ter um referencial, se não o temos, não sofremos tanto.

Talvez o sofrimento seja uma coisa inerente a nós, mas sofrer por uma doença às vezes me parece mais interessante do que sofrer por algo que nem se sabe o que é. Mas além de inerente, e muito mais, por sinal, o sofrimento nos agrada.

Pode parecer estranho se dizer que o sofrimento nos agrada, mas da mesma forma que alguém inventou que seres humanos gostam de felicidade, e definiu incompetentemente como felicidade alguma coisa desconhecida atualmente, posso eu, também, dizer que seres humanos gostam de sentimentos. Em geral, gostam de sentimentos variados, e muitas vezes acabam se viciando pela sensação e os efeitos que eles têm no corpo.

Se não gostássemos de sofrer, não faria sucesso a quantidade enorme de filmes de drama, terror, suspense, etc. que temos por aí. Através da arte, de forma segura e prática, nós vivenciamos e experimentamos as mais diversas formas de sentimentos, e sim, nós gostamos deles, sejam esses felicidade ou tristeza, dor ou prazer...

Um comentário:

Caíssa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.