sexta-feira, 29 de maio de 2009

Desejo

O ser humano vive.

O que define a vida?

Se penso logo existo?

O ser humano vive porque deseja. Desejar é a base, origem e destino de tudo. Todas as ações humanas podem ser entendidas e decompostas em simples desejo.

O desejo não é, necessariamente, consciente, mas sim um estado. Desejar é fazer acontecer. E se o que acontece se faz por desejo não consciente, muitas vezes é mais simples dizer que não foi por querer.

Negar é simples e desejar negar é tão poderoso que pode levar um ser a acreditar na sua negação mais do que na sua experiência.

O desejo é o que define que um ser é vivo, pois ele transforma as coisas à sua volta para que se ajustem à sua vontade.

Existem desejos que dificilmente são admissíveis. Muitas vezes por regras cujas origens já se perderam no tempo. Esses desejos, no entanto, resistem e persistem, se tornando, cada vez mais, inerentes ao comportamento humano.

Desejar pode, obviamente, levar a estados de desequilíbrio mental, físico e psicológico. Desejar em excesso tira a razão que é o que impede que desejos divergentes levem os homens à destruição.

Apesar dos riscos, desejar é a razão da vida e, de forma consciente, a melhor forma de se viver é perseguir e satisfazer os seus desejos. E impor limites a eles é sempre um risco muito grande para se correr.

Desejar, portanto, é o que move o mundo. Porém, só o desejo não poderia convencer todos os seres. Com ele, para isso, vem junto o prazer. Este, é o responsável por fazer com que cada ser sinta que faz o que deve fazer ao perseguir seus desejos.

Com isso em vista, pode-se dizer que a vida deve seguir o caminho do prazer. Sentir prazer é o guia para a satisfação dos seus desejos. E sentir prazer é, assim como tem sido desde sempre, o objetivo de cada pessoa que anda na Terra. Seja qual for o motivo do prazer que esses seres sentem (muitas vezes, os sentimentos tidos como ruins são grandes fontes de prazer, por isso, é claro, que são tão populares).

A grande questão é que, na verdade, ao contrário do que possa aparentar, não são os desejos que guiam os homens. O homem é quem deseja e, por isso, é ele quem define o que deseja.

Agora, finalmente, chego ao ponto ao qual queria chegar. O mundo é como é porque assim o desejamos. No entanto, temos completo poder de mudar os nossos desejos e transformarmos tudo que existe à nossa volta.

É muito simples acreditar que se deseja algo diferente do seu real desejo. Infelizmente os seres humanos são hipócritas e preconceituosos. É muito fácil dizer que quer um mundo de paz quando, no fundo, você deseja ver brigas, pesssoas mais felizes que outras, e menos sorrisos do que o número de flores que se encontra na cidade.

Correndo o risco de perder "credibilidade" ou de ser mal compreendido com a afirmação seguinte, eu devo dizer: Jesus tentou ensinar essa mesma idéia há mais de 2 mil anos atrás. As pessoas não estavam prontas e continuam não estando, mas a gente insiste. Quando você conseguir concordar que virar o rosto e dar a outra face faz sentido, você vai entender tudo isso que eu escrevo.

Um comentário:

Nanda disse...

Desejar é sonhar... e é o que eu sempre digo, sonhos são utópicos.
Não gosto da palavra "desejo", use... sei lá, a expressão "estar com vontade", algo assim :P
Desejos são um merda, coisa de mulher grávida. Falo logo.

E desculpa, só li metade do texto porque sou mongol e to quase dormindo na frente do pc, mas fiquei com vontade de comentar aqui :P